top of page

Desenvolvimento Acadêmico

2013 - Atual

O Lúdico-interativo no percurso do conhecimento

     

          Segundo pesquisas, o motivo que mais afasta os jovens brasileiros das salas de aula é a falta de interesse em estudar. Neste contexto, políticas governamentais  vêm enfocando iniciativas de Educação a Distância, especialmente as mediadas pelas TDICs. Pretendemos desenvolver uma metodologia projetual na elaboração de modelos de cursos a distância semipresenciais que incorporem o caráter lúdico das TDICs no uso de jogos eletrônicos como base narrativa para projetos didático-pedagógicos.

        Neste sentido, conforme o curso do estudante, ele deverá realizar estudos e práticas que envolvam sua área, a Educação e a Comunicação, com o uso de jogos ou de vídeos como recursos didáticos, por exemplo. Além destes, o projeto demandará pesquisas e estudos em uma relação integrada com a produção, conforme o desenvolvimento e as potencialidades de cada estudante. Acreditamos que este projeto possa potencializar a oferta de recursos a professores e alunos que reduzam o hiato hoje predominante em sala de aula. O objetivo geral do projeto é contribuir para a redução dos índices de desinteresse dos alunos em sala de aula e dos consequentes índices de evasão escolar de alunos de graduação.

        O objetivo especifico é auxiliar na produção de objetos pedagógicos para serem utilizados em uma disciplina 60h do curso de graduação em Jornalismo da UFF na qual vem sendo aplicada uma abordagem pedagógica gamificada. Especificamente, a atuação dos alunos de Desenho Industrial será centrada em produção da interface e ambiente de jogo de minigames 2D. A atuação dos alunos de Ciência da Computação será centrada na produção do back end e do front end destes minigames, baseados no seus GDDs. Os alunos de Jornalismo terão como foco da sua atuação a pesquisa e produção de conteúdos textuais e audiovisuais para as atividades gamificadas da disciplina. Todas as atividades serão realizadas aliando teoria e prática, pesquisa, extensão e ensino, com o apoio do grupo de pesquisa educ@mídias.com.

bottom of page